quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Olympiazentrum

Munique foi sede da Olimpíada de 1972. Os jogos que ficaram famosos pelo atentado terrorista em que 5 árabes invadiram a vila olímpica e mataram 11 reféns israelitas. Ficou conhecido como o Massacre de Munique. A vila continua lá e eu fui visitar esses dias. O centro aquático é excelente. Com pouco mais de 3 euros você tem acesso e pode nadar na piscina enquanto assiste lá fora a neve caindo. A água e o ambiente são aquecidos, você não sente frio.

Frio que voltou com força nesses últimos dias. Nevasca forte. E quando sai o sol, ao invés de comemorar você lamenta. Com tanta neve na rua, imagina o resultado de um dia de sol. É, neve é água, que derrete. As ruas viram uma lama e você tem que andar bem devagar para não cair de cara (ou de bunda).


Uma descoberta recente íncrivel: o Barateiro alemão. Você já foi em um supermercado Barateiro (ou o Dia)? Pois é, eles tem destes aqui também. Uma zona, caixas no chão, produtos quase fora da validade, uma zoeira. Mas o preço é uma beleza. Comprei muita coisa e paguei menos de 20 euros. E tem um aqui do lado de casa. Existem outros mais caros, mais aqui na Alemanha eu abraço qualquer descontão.

Quer aprendão alemão? Möchtest du Deutsch lernen?

Auf Wiedersehen!

5 comentários:

catarina almeida disse...

oi!tudo bem?estava a pesquisar munich na net quando fui parar ao seu blog!estou em vias de ir trabalhar para munich mas como tenho de aprender a falar alemão estou bastante indecisa se irei ou não. Teria também de me inscrever numa escola de línguas. foi muito difícil aprender?quanto tempo para falar o básico?obrigada

Rafael Gomes Martins disse...

Oi, tudo bem!
Só é mais difícil no começo, tem que ter persistência, mais depois que você entende a estrutura da língua (o que não demora muito..) fica tudo mais fácil.
Mas, como qualquer idioma, depende de você e da sua dedicação.

catarina almeida disse...

obrigada!quanto tempo levou a ter o nível B1 de alemão?bj

Rafael Gomes Martins disse...

Tempo depende da dedicação. Mais em imersão total, você consegue ter nível b1 em 2 meses...

catarina almeida disse...

obrigada pela ajuda :)