domingo, 11 de janeiro de 2009

Es ist sehr kalt hier!

O sistema de transporte público alemão é excelente. Tudo funciona perfeitamente. Aqui em Munique existe o U-Bahn (metrô), S-Bahn (trem), Tram (bondezinho) e o Bus (vocês já sabem...). Até agora só me aventurei nos dois primeiros. E só o S-Bahn chega aqui no bairro onde estou, um pouco distante. De tão excelente transforma-se naturalmente em complicado. Logo na saída do aeroporto me deparei com essa maquininha aí em cima. Não há meios de você comprar através de um ser humano. Acho que comprei errado, mas como não há catracas, nunca vou saber. Hoje já consegui comprar o Monatskarte (bilhete mensal).

O frio incomoda bastante. A Anja, recepcionista aqui do albergue, me disse que na madrugada de sexta para sábado fez -23ºC. Deve ser por isso que mesmo com aquecedor no máximo foi preciso duas cobertas. Uma descoberta incrível: depois de dois canecos de cerveja, o frio é sensivelmente menor. Pra tudo há solução.

Fui atrás aqui em Munique de algo que já tinha experimentado em Berlim: o Free Tour. É um tour de 3 horas de graça, parando em vários pontos e contando a história da cidade. A idéia é sensacional. Eles ganham dinheiro através de uma parceria com um café e um pub. Isso porque no meio do tour há uma parada de 20 min no café e outra no final no pub. Ninguém é obrigado a comer nada, mas as pessoas acabam comendo e bebendo (muito, no meu caso). E no final, a gorjeta ao guia é livre (e vi gente dando 20 euros!). Fiz amizade com os guias e esta aí do meio segurando a placa é a Becky, uma inglesa que está em Munique há dois meses. Já tenho um objetivo: convencê-los que eles precisam de um tour em português e me oferecer como guia. Se der certo, ganho uns trocados. Vou grudar neles.

Aqui na Europa durante o inverno as cidades viram um canteiro de obras. Aproveita-se o inverno para reformar ou construir. Só que para não acabar com a graça dos turistas malucos de inverno como eu, dá-se um jeitinho. Fotos gigantes são afixadas, reproduzindo o prédio. E em alguns casos, paga-se a obra vendendo publicidade (ipod).

A vizinhança aqui do albergue manda um abraço para o Brasil. Que eles descansem em paz. No que depender de mim o cemitério lá e eu aqui.

Auf Wiedersehen!

4 comentários:

Unknown disse...

Rafa, boa sorte por ai!
Quando quiser aparece aqui em Londres! Assim que eu e a gabi tivermos um tempo passamos ai pra te visitar!
Grande abraco,
Jonas

Anônimo disse...

ta correndo ai dinao?quero só ver
!! hahahaahah abçs

Unknown disse...

hasuhasiuash...
isso q eh organização....
até com o bilhete errado vc consegue chegar em casa...
muito prático pra quem consome litros e litros de cerveja....

bons porres aí na sua zuada...
abração!

Anônimo disse...

Só louco para largar o nosso verão maravilhoso e ir para este frio de matar....